+55 (61) 992146655 [email protected]
Select Page

Cerca de 90% dos visitantes de um site o rejeitam devido aos problemas de design que ele possui. Entre os principais motivos estão à usabilidade, e por isso podem abranger vários fatores, incluindo a capacidade de responsividade do projeto. Nunca é demais enfatizar a importância da experiência do usuário em diversos dispositivos e também de desenhar pensando em vários tamanhos de tela.

Identificar e entender os usuários

A primeira etapa da UX é identificar o público-alvo primário e secundário junto com seus dados demográficos e psicográficos. É absolutamente necessário entender como os usuários estão familiarizados com diferentes dispositivos e como eles são fáceis de utilizar.

Vou usar como exemplo um aplicativo de comércio eletrônico. Depois de identificar as diferentes personas e mapear as tecnologias usadas com maior frequência, podemos decidir em quais plataformas devemos desenvolver o produto. Um aplicativo de compras oferece uma ótima experiência digital via celular ou tablet. No entanto, ele não funcionará nada bem em dispositivos com telas menores, como um iWatch.

Mapeie as características e as principais funcionalidades do produto

Com o público-alvo e as plataformas definidas, precisamos identificar as principais características do produto e definir o modo ideal de representação em cada tipo de dispositivo. Identificar diferentes cenários em que um produto será usado em vários grupos de dispositivos é crucial.

Uma experiência deve ser projetada de maneira adequada para cada um desses cenários. Nem todos os recursos fazem sentido em todos os dispositivos. Embora existam milhares de modelos de dispositivos, podemos agrupar todos de acordo com o tamanho de tela. Este grupo mudará de projeto para projeto com base na pesquisa prévia do usuário.

Por que as dimensões do projeto são importantes?

A primeira etapa para determinar as melhores dimensões que você deve usar é descobrir quais tamanhos de tela seu público-alvo possui. Comece observando os dados do seu público, eles podem ditar quais dispositivos seus clientes em potencial usam para acessar sua aplicação. De acordo com a StatCounter , a participação do tráfego em maio de 2020 foi gerada por meio de:

  • Celular (50,34%)
  • Desktop (46,67%)
  • Tablet (2,99%)

Não importa quais dimensões você escolha, certifique-se de projetar para seu público e considerar:

  • Idade
  • Gênero
  • Localização
  • Renda

Isso o ajudará a melhorar a experiência do usuário, aumentar o tempo de permanência e impulsionar as classificações do mecanismo de pesquisa.

O ambiente na web é diverso. E para garantir uma excelente experiência do usuário em todos os dispositivos, devemos implementar o design responsivo. A maioria dos designers usam o tamanho desktop como padrão para desenhar um website, em um projeto responsivo o design das telas em modo desktop precisam estar acompanhadas do design em dimensões para telas mobile, garantindo uma UX suave entre os diversos dispositivos. Projetos com uma experiência do usuário de ponta devem considerar mais aspectos, incluindo:

  • Visualizações de desktop, tablet, celular
  • Vistas em retrato e paisagem
  • Navegadores

Web design responsivo ou mobile-first?

Atualmente, os dispositivos móveis (excluindo tablets) respondem por metade do tráfego mundial da web. Na verdade, em fevereiro de 2020, os smartphones geraram 51,98% das visualizações de páginas da web em nível global.

Esses números fazem com que as empresas invistam em sites que funcionem bem em smartphones. No entanto, uma das maiores preocupações é se eles devem investir em web design responsivo ou mobile-first. Os designers criam um web design responsivo para caber em um desktop, com a resolução máxima exigida, e então o ajustam para telas menores.

O processo de desenvolvimento de design mobile-first, por outro lado, é muito semelhante ao design de um aplicativo móvel onde web designers posteriormente o adaptam para uso em desktop ou tablet. Nesse caso, o design geral se ajusta perfeitamente aos dispositivos móveis e aumenta (em vez de diminuir) para preencher a visualização em modo desktop.

Em 2017, 50% das consultas B2B vieram via smartphone, e esse número deve crescer para 70% este ano. Com o crescente uso de dispositivos móveis, podemos ver que os compradores B2B não são realmente diferentes dos compradores B2C.

Quais são as melhores dimensões para desenhar um site?

Esta é uma pergunta complicada que tem uma resposta simples.

“Não existe um tamanho único.”

O que funciona melhor para outros sites pode não funcionar para o seu projeto. Explicando melhor. Se concentre em projetar para diversos dispositivos, nunca se esquecendo de qual é o seu público-alvo. Hoje, tudo gira em torno da experiência do usuário, e você deve se certificar de obter um design responsivo para manter seus clientes em potencial satisfeitos.

Conclusões: Design responsivo hoje

Se você deseja ter um site bem otimizado para seu público, essas regras são praticamente obrigatórias. É possível que metade do tráfego do seu site seja proveniente de dispositivos móveis, portanto não é uma opção entregar uma experiência mobile pobre.

Ao analisar seu site com essas práticas recomendadas de design responsivo, você poderá determinar se seu site é realmente adequado ou se você precisa fazer algumas alterações. As dimensões do site são importantes pois uma única experiência ruim pode expulsar seus usuários e fazer com que talvez eles nunca mais voltem.