+55 (61) 992146655 [email protected]
Select Page

Precisamos aceitar que o processo de design é confuso. É fato que todos queremos iniciar um projeto com as melhores intenções e manter “as coisas” arrumadas e organizadas. Na maioria das vezes, porém, a equipe acaba com uma pasta cheia de arquivos com nomes parecidos e nenhuma indicação real de qual deles está mais atualizado. A última coisa que queremos fazer é atropelar o trabalho de outro membro da equipe e jogar fora aquela ideia que pode ser útil mais tarde no projeto. No entanto, cada vez que um arquivo se torna uma cópia de uma cópia, aumentamos a confusão que resulta na perda de produtividade.

Esse cenário é familiar para você?

  • Layout da página inicial
  • Novo layout da página inicial
  • Novo layout da página inicial v2
  • Layout da página inicial v4
  • Layout da página inicial v4 final
  • Layout da página inicial v4 realmente final

Por que o controle de versão é uma boa ideia?

  • Vários designers podem trabalhar no mesmo projeto, ao mesmo tempo.
  • Evite não saber qual é o arquivo mais recente do seu projeto.
  • Você pode voltar para as versões mais recentes se precisar e revisar as versões e verificar o histórico do projeto.
  • Você pode comunicar as mudanças com toda a equipe sem problemas e garantir que todos estejam na mesma página.
  • O projeto pode escalar sem maiores problemas.
  • A colaboração e o trabalho em conjunto podem ser mais simples.
  • Você e sua equipe podem ser mais produtivos.
  • e muitas outras vantagens … você escolhe!

Designers aprendem com programadores

Designers aprendem com programadores e programadores aprendem com designers. Um desses processos que faz parte do universo dos desenvolvedores e que nós (designers) precisamos incorporar é o controle de versão.

Os engenheiros de software utilizam uma base de código compartilhada há muito tempo. Serviços como GitHub e Beanstalk criaram negócios bem sucedidos em torno do fornecimento de um ambiente de compartilhamento e gerenciamento de código. Qualquer desenvolvedor hoje em dia está usando o controle de versão na maioria dos seus projetos, senão for em todos.

Se os desenvolvedores descobriram uma solução, que desculpa os designers têm? Os designers podem argumentar que não possuem as ferramentas adequadas para criar versões de seu trabalho. Mas essa não é uma desculpa válida.

Finalmente os designers foram ouvidos

Atualmente existem diversas soluções disponíveis para criar versões de trabalhos de design. Quando os designers trabalham com o Sketch ou Adobe XD, geralmente usamos símbolos . Este sistema sempre funcionou muito bem quando apenas um designer modificava um único arquivo. Em seguida, começamos a usar bibliotecas vinculadas para situações onde vários designers trabalhavam em vários arquivos, mas o que acontece quando uma equipe precisa trabalhar em simultaneamente na mesma funcionalidade? Nesses casos, algumas perguntas surgem rapidamente.

  • Qual é o arquivo de lançamento? Estou olhando o arquivo certo?
  • Que mudanças são feitas e quem as fez?
  • As alterações finais do feedback foram feitas?

Por causa disso, é muito importante acompanhar e registrar todas as mudanças. Com um sistema de controle de versão instalado, você não precisa se preocupar com nenhuma alteração que fizer, compartilhar, colaborar, perder qualquer arquivo ou ativo, etc …

Não tenha medo e abrace o ‘Git’

Por que deveríamos começar uma nova aventura para desenvolver ferramentas específicas para designers quando os desenvolvedores já trabalham assim há anos? Ao contrário da maioria dos designers, eu já estava familiarizado com termos como push , pull , commit, merge, create a branch e assim por diante. Esses são os comandos mais comuns que utilizamos no Git via terminal. Então você é obrigado a apreder tudo isso para começar a utilizar o Git? Não! Programas como o Abstract (plugin para o Sketch) vai fornecer a flexibilidade e simplicidade do Git sem que seja necessário aprender os comandos.

O que vai mudar na sua vida?

Isso tornou meu fluxo de trabalho em equipe muito mais simples, porque:

  • Times diferentes podem trabalhar simultaneamente no mesmo arquivo.
  • Todos podem trabalhar em diferentes arquivos de projeto por meio das ramificaçõese em seguida, mesclar facilmente em um arquivo mestre.
  • A forma de rever as variações (visuais e não visuais) e decidir qual é a certa é fácil. E se nós erramos, você pode voltar para qualquer versão anterior .
  • A comunicação entre os membros da equipe, colocando comentários e sugestões sobre projetos WIP (você pode até integrá-lo com o Slack ) é ágil.
  • Nunca terei medo de sobrescrever nenhum arquivo, perder alguma alteração ou saber qual é a versão lançada.

Ferramentas de controle de versão de projeto

Só falamos sobre Git? Sim, você pode usar o Git para controle de versão, mas não apenas ele. Existem algumas opções. O que se segue é uma breve visão geral de algumas das soluções disponíveis para designers e equipes de design para manter seus arquivos versionados e sincronizados:

GitHub
GitHub é um repositório de código com um sistema integrado de controle de versão. Não é ideal para arquivos de design de versão – a menos que você projete no navegador – mas é a opção mais popular para desenvolvedores.

Abstract
Abstract é um sistema de controle de versão para designers no macOS. Ele se integra com Sketch e Adobe XD. É repleto de recursos e permite que as equipes trabalhem juntas ou individualmente.

Kactus
Kactus é o repositório Git do designer, permitindo o controle de versão real para qualquer aplicativo no macOS. O Kactus é ótimo para equipes pequenas e é um código aberto para qualquer pessoa que precise de recursos extras.

Tower
Tower é um cliente Git popular para Mac e Windows. Você pode facilmente tirar proveito de todos os melhores recursos do Git, através da GUI simples do Tower, tornando-o rapidamente mais produtivo.

Plant
Plant é um aplicativo de controle de versão para Sketch. Seu plug-in útil significa que você pode proteger seu histórico de trabalho de dentro do Sketch, para que seu fluxo criativo nunca seja interrompido.

Versions
Versions é um cliente Subversion poderoso para macOS. É extremamente fácil começar, mas embala muito poder sob o capô. Se você precisa de um controle de versão abrangente, isso é para você.

BitBucket
BitBucket é um repositório Git da Atlassian. Ele permite repositórios gratuitos ilimitados, além de integração Jira e Trello. É mais centrado no desenvolvedor do que muitas das opções nesta lista.

Folio
Folio é um sistema de controle de versão simples para macOS que permite reter versões de seus arquivos e simplesmente sincronizá-los com sua equipe. Inclui resolução de conflitos de arquivos.

HelixCore
HelixCore é um software de controle de versão projetado para equipes ágeis que estão desenvolvendo produtos complexos. Ele rastreia alterações em seu código-fonte e arquivos automaticamente.

Isso é tudo, pessoal

Estamos em um ponto de inflexão para redefinir como os designers fazem seu trabalho e o controle de versão deve estar inserido em nosso fluxo de trabalho.

Então, está aqui e veio para ficar.