+55 (61) 992146655 [email protected]
Select Page

A publicidade fora da televisão evolui muito nos últimos anos, mesmo ocupando a maior parte da fatia do mercado nacional (51.9%) esse meio é o que menos evoluiu nos últimos anos. Com a expansão da internet no país a publicidade digital passou a ser o único meio que ampliou sua fatia no bolo publicitário nacional, se firmando como segundo meio mais utilizado para comunicar (27,7%).

Quando realizamos uma publicidade tradicional, não existe uma maneira de verificar se ela está sendo realmente efetiva. A publicidade digital apresenta muito mais recursos que a tradicional. Para começar, é possível acompanhar os resultados através de uma série de ferramentas. Assim, você pode avaliar o desempenho de sua empresa e constatar se aquela propaganda está angariando resultados satisfatórios ou necessita de alguma alteração.

Além disso, com a publicidade digital você pode selecionar em quais horários o seu anúncio será exibido e para qual público ele será direcionado, de acordo com questões demográficas. Elas podem ser desde meramente a região onde seu público alvo vive até mesmo a língua que eles falam.

A boa notícia é que a publicidade na televisão mudou e você (nem eu) percebeu. Assista esse vídeo de apenas 16 segundos que você vai entender:

 

Veja que nesse mesmo vídeo temos a tela dividida em 4 espaços, se trata do mesmo jogador, do mesmo jogo e do o mesmo lance. E quais são as diferenças? Toda a mídia por trás do jogador muda completamente de acordo com o país que você está assistindo a partida. Através de CGI as placas publicitárias mudam de acordo com o público, o mesmo ocorre com a publicidade digital quando acessar os portais tradicionais como Google e Facebook.

Mas o que é mídia programática?

Diferente dos métodos tradicionais o que a mídia programática oferece é o mapeamento automatizado dos sites com espaço para anúncio e o cruzamento dessas informações com o comportamento de navegação dos usuários. Com isso, o sistema consegue localizar as pessoas que tenham maior relação com o seu conteúdo e oferecê-lo de forma programada e o mais eficiente possível.

Quais são as vantagens da mídia programática para a publicidade?

São inúmeros os benefícios trazidos pela inserção da mídia programática dentro dos planejamentos de marketing e publicidade da sua organização. Dentre eles, podemos destacar os seguintes:

Eficiência — o uso de inteligência artificial localiza o público e o meio ideais, trazendo melhores resultados para as campanhas;
redução de custos — as DSPs trabalham como um sistema de leilão em tempo real. Você decide quanto quer pagar por impressão, cabendo aos ofertantes aceitar ou não o proposto;

Precisão — é a exibição do criativo ideal para o público certo e no momento correto;
monitoramento — acesso imediato aos dados e resultados das ações. Assim, sua equipe tem maior liberdade e informações para realizar os ajustes que forem precisos;

Oferta de retargeting — sabia que as taxas de abandono de carrinho já estiveram, há alguns anos, na margem dos 80%? Com a publicidade programática você continua abordando esses usuários enquanto navegam na web.

Quer alguns exemplos de publicidade programática?

O uso programático de mídia está disponível tanto nos meios on quanto nos offline, embora esse último ainda não seja muito trabalhado no Brasil. Como acreditamos que essa realidade tende a se modificar nos próximos anos, citaremos ambas as abordagens dessa publicidade para que você conheça:

Displays digitais — é o uso mais comum, bastante utilizado no remarketing e retargeting;

TV programática — grandes empresas do setor estão investindo em plataformas que permitam a compra de anúncios de automáticos, para exibição durante suas programações. Algo muito parecido com o que o YouTube faz hoje em dia;

Programática omnichannel — com a tendência de atendimento conforme o canal de preferência dos clientes, a direção da mídia programática é atingir todos esses meios;

Outdoor — embora pouco utilizados em nossas terras, os painéis digitais permitem a exibição de publicidade de rua conforme a geolocalização do consumidor.

Mas e agora, o que vai acontecer?

A publicidade tradicional, também chamada de offline, justamente por ser estática, passa agora a ser digital e pode ser entregue de acordo com o público-alvo. Imagine uma partida da seleção Brasileira contra a Argentina onde a publicidade do estádio é diferente de acordo com o país que você está assistindo? Quando isso acontecer você nem vai perceber.