Não importa qual seja o tamanho da sua organização ou há quanto tempo ela existe, como uma empresa atual você precisa estar cada vez mais preparado para tomar decisões para poder colocar suas ideias no mercado mais cedo. O mundo conectado de hoje necessita de rapidez e excelência na resposta para enfrentar desafios. Por isso, é importante que você consiga executar as tarefas mais rápido do que nunca.
Estamos empenhados em encontrar soluções para os problemas reais em poucos dias, ao invés de meses ou anos. Fazer isso exige que removamos alguns processos, o que não é tão fácil como adicionar novos. Essa é a principal missão da maioria dos times de produtos nos dias de hoje.
As pessoas não são máquinas
Grandes e consolidadas empresas alcançaram o sucesso seguindo o modelo cascata, planejando as ações com antecedência. No entanto, nos dias de hoje esse não é mais o único caminho possível, já que o mundo está mudando cada vez mais rápido. As pessoas não são máquinas. Usar a linguagem da engenharia para pensar em entradas e saídas reduz a tudo a uma questão de eficiência e isso nos trouxe até aqui, mas sentimos agora que esse modelo está defasado. É burocrático, cansativo e frio, pois as pessoas se sentem como engrenagens sendo arrastadas para onde precisam estar.
Negócios e empresas são sistemas humanos, pois dependem das interações entre pessoas. Quando as equipes não têm confiança, segurança psicológica, diversidade de pensamento ou capacidade de tomar decisões velozmente, é quase impossível alcançar os resultados que você deseja. É importante lembrar que as atitudes humanas podem ser ruins ou boas para a dinâmica do seu time.
Um ambiente tóxico é como viver em uma cidade com o ar poluído, que você respira e consegue sentir os efeitos negativos porque sabemos que ele afetará nossas vidas a longo prazo. Algumas empresas simplesmente não conseguem sair disso, principalmente devido à estrutura e cultura da companhia. Estudos na área da psicologia demonstraram que o estilo de liderança baseado em comando e controle reduz a inteligência dos funcionários. Por isso, esse método é altamente prejudicial para as equipes, pois é improdutivo e desgastante. Para alcançar os melhores resultados, é fundamental desbloquear a criatividade das pessoas, e essa pode ser a chave do sucesso.
Mais autonomia para tomar decisões
A “crise dos softwares” nos anos 90, onde 9 em cada 10 projetos fracassavam, motivou Jeff Sutherland e Ken Schwaber a criarem o Scrum. Esse método acreditava que as equipes deveriam ter mais autonomia para tomar decisões com rapidez e entregar produtos em pequenas iterações. Assim, o fracasso dos projetos poderia ser diminuído.
Anos mais tarde, o Spotify se tornou o pioneiro ao trazer o conceito de pequenas equipes multidisciplinares, chamadas Squads. Esses grupos focados e bem coordenados trabalham em direção a um objetivo comum, assumindo responsabilidades por ele desde o começo até o fim. Com suas habilidades individuais se complementando, essas equipes alcançam resultados incríveis e são referência para diversos segmentos de mercado. Graças às Squads, as organizações são mais ágeis e suscetíveis à transformação.
Como acelerar nossas iniciativas?
E o que podemos fazer para acelerar nossas iniciativas? Em primeiro lugar, se comunicando bem. Um dos pontos vitais para o sucesso de um Squad é a visibilidade e comunicação do que será feito e disponibilizado. Não há dúvidas de que a comunicação é fundamental para o sucesso dos projetos. Manter uma boa comunicação, manter as principais partes interessadas em conversas diárias pode nos ajudar a sincronizar os esforços e alcançar nossos objetivos mais rapidamente.
A importância das ferramentas
Os avanços na tecnologia robótica, inteligência artificial e máquinas permitem que qualquer processo linear escrito e repetitivo seja realizado com maior facilidade, sem a necessidade de interferência humana. Mas o considerar os seres humanos no contexto de animal biológico, podemos ver claramente a importância das ferramentas. Elas aumentam nossa capacidade de ver, lançar e pegar. Ajudando todos nos a fazer tudo melhor e mais rápido.
Humanos querem colaborar criativamente para construir algo interessante e novo, e as centenas de ferramentas modernas estão ajudando nisso. Existe uma perda geracional sempre que mudamos de metodologias, mas hoje em dia ferramentas online nos proporcionam mais transparência, velocidade e agilidade na tomada de decisões para ajudarmos a focar no que é realmente importante.
Como podemos colocar em prática?
Muitos dos líderes mais importantes das organizações atuais usam a analogia de que elas não são máquinas, mas organismos vivos. Isso parece loucura a princípio, pois o ser humano compreende hierarquias e pirâmides desde milhares de anos. Entretanto, estudando sistemas complexos como florestas, sistemas estelares ou nosso próprio cérebro podemos entender que eles estão sempre se adaptando e mudando constantemente.
A melhor abordagem para lidar com as complexidades, velocidade e incertezas dos tempos modernos é conseguir experimentar em pequenas iterações. Não tente criar projetos grandiosos que inevitavelmente fracassam – mantenha a simplicidade! É importante ter um grupo pequeno, mesmo que pareça uma missão impossível. Se tivermos recursos limitados, não podemos estruturar o time pensando nesses recursos inexistentes, é necessário manter os pés no chão.