+55 (61) 992146655 [email protected]
Select Page

Quando se trata de inteligência artificial (IA), é comum pensarmos em filmes e séries de ficção científica que mostram um mundo futurista controlado por um simples toque, seja um botão ou alguma interfaces holográficas interativas ou de voz.

Há décadas, essas imagens incríveis têm alimentado nossa imaginação. Quem não se lembra dos Jetsons, desenho animado dos anos 60 que retrata uma família futurista em um ambiente altamente tecnológico? Naquela época, já sonhávamos com robôs ajudando nas tarefas domésticas, videochamadas em tempo real, relógios inteligentes com funções além de simplesmente informar as horas, entre outros dispositivos. Atualmente, muitas dessas tecnologias são reais e acessíveis. O futuro que antes parecia distante, agora é uma realidade. Está acontecendo hoje!

Não é mais ficção científica: a IA está entre nós, por meio dos algoritmos que decidem e pensam no lugar dos humanos, trazendo avanços, e alguns risco também. Sabemos que a inteligência artificial está sendo usada em uma ampla variedade de setores, incluindo saúde, finanças, transporte, varejo, mídia social e entretenimento. Mas será que as pessoas já perceberam os benefícios da inteligência artificial em suas vidas cotidianas?

Por exemplo, a inteligência artificial é usada para personalizar recomendações de produtos em sites de comércio eletrônico, tornando a experiência de compra mais agradável e conveniente. Na área da saúde, a inteligência artificial é usada para ajudar a detectar doenças em estágio inicial, acelerar a pesquisa médica e melhorar o atendimento ao paciente. Nos transportes, a inteligência artificial é usada em sistemas de navegação de carros, previsão de congestionamentos, programação de rotas de transporte público e previsão de atrasos de voos.

A inteligência artificial, entretanto, já faz parte do nosso dia a dia bem mais do que as pessoas percebem. Além disso, ela é usada em muitos aplicativos e dispositivos que as pessoas usam diariamente, como assistentes de voz em smartphones, reconhecimento de imagem em aplicativos de mídia social e recomendações de música em serviços de streaming de música.

Assim como a eletricidade, a IA estará em todo lugar.

Cédric Villani, ganhador da Medalha Fields, considerada o Prêmio Nobel da Matemática

Essa presença em nossas vidas tem crescido rapidamente nos últimos anos, e já é possível afirmar que ela entrou em nosso dia a dia de diversas formas. No geral, a inteligência artificial já está trazendo muitos benefícios para as pessoas em suas vidas cotidianas, e esses benefícios devem continuar a crescer à medida que a tecnologia avança e mais aplicações são desenvolvidas. Podemos listar a presença de AI em diversas áreas:

  • Automatização de tarefas: a IA será cada vez mais usada para automatizar tarefas que antes eram feitas por seres humanos, como atendimento ao cliente, processamento de pedidos, gerenciamento de estoques, entre outros.
  • Personalização de experiências: a IA permitirá que as empresas personalizem experiências para cada cliente, com base em seus dados e comportamentos. Isso pode ser visto em recomendações personalizadas de produtos, anúncios direcionados e até mesmo em sites e aplicativos personalizados para cada usuário.
  • Saúde e bem-estar: a IA pode ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas por meio de diagnósticos mais precisos, monitoramento remoto de pacientes e até mesmo cuidados médicos virtualmente assistidos.
  • Mobilidade e transporte: a IA pode ser usada para tornar o transporte mais eficiente, seguro e acessível, por meio de carros autônomos, sistemas de tráfego inteligentes e soluções de mobilidade urbana.
  • Educação e aprendizado: a IA pode ser usada para personalizar a aprendizagem para cada aluno, fornecendo feedback em tempo real e adaptando o ritmo e o estilo de ensino de acordo com as necessidades individuais.

A área de inteligência artificial vem crescendo há anos e recentes desenvolvimentos têm chamado atenção. Com a criação de serviços de imagens de IA, como Dall-E 2, Midjourney e Lensa, esse campo florescente vem evoluindo em algo completamente novo. Com a introdução dessas ferramentas, o ChatGPT também se destacou, despertando o interesse de escritores, professores, estudantes e historiadores, que especulam como esses serviços podem mudar tudo no futuro. Aqui estão 9 exemplos de aplicações de inteligência artificial que já são comuns em nosso cotidiano:

1. Chatbots

Os chatbots com inteligência artificial são softwares que interagem com clientes, leads, fornecedores e parceiros por meio de conversas. Eles também são conhecidos como assistentes virtuais e podem ser encontrados em diferentes canais, como redes sociais, CRMs, sites e WhatsApp. Com a capacidade de aprendizado durante as conversas, os chatbots podem tirar dúvidas, enviar arquivos, direcionar o atendimento e resolver problemas, o que ajuda a unificar e automatizar os canais de atendimento das empresas.

2. Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é um recurso de segurança biométrica que usa a análise do rosto para identificar pessoas. Com a ajuda da inteligência artificial, esse mecanismo converte imagem e dados para detectar indivíduos com precisão.

3. Análise de comportamento do consumidor

A análise de comportamento do consumidor é uma medida que avalia as ações das pessoas em um ambiente virtual. Esse recurso é parte de uma estratégia de marketing digital e mapeia as ações realizadas pelos clientes no site, por exemplo. Com a coleta de dados e ações, é possível implementar novos recursos para melhorar a experiência do usuário.

4. Carros autônomos

Os carros autônomos são veículos que não dependem da intervenção humana para funcionar. Eles funcionam como um tipo de veículo robótico e inteligente que realiza funções de direção e condução por meio da tecnologia computacional e automatizada.

5. Aplicativos de rotas

Os aplicativos de rotas são mapas tecnológicos que conseguem realizar o mapeamento de ruas, pistas e avenidas, incluindo pontos de referência e localizações geográficas. Eles funcionam por meio do reconhecimento da inteligência artificial da localização atual e dos pontos de destino, como o Google Maps, que oferece recursos de posicionamento global.

6. Casas inteligentes

As casas inteligentes possuem sistemas avançados de tecnologia e automação que executam ações específicas. Esses recursos incluem controle de temperatura, conexão multimídia e sistemas de abertura de portas e janelas, oferecendo suporte para garantir conforto às pessoas, além de monitoramento diário e execução de tarefas.

7. Redes sociais

As redes sociais são ambientes virtuais que permitem o compartilhamento de fotos, vídeos e mensagens, além de garantir interação imediata entre as pessoas. A inteligência artificial permite o desenvolvimento de interações instantâneas, independentemente da localização da outra pessoa, o que diminui a distância entre as pessoas e aumenta as chances de realizar novas conexões.

8. Serviços de streaming

Os serviços de streaming oferecem fluxos de armazenamento midiático, agregando diferentes tipos de conteúdo multimídia. Na atualidade, destacam-se os aplicativos de séries, filmes e músicas, que funcionam como um pacote para a difusão das mídias. É possível assistir filmes pelo PC e celular, por exemplo, além de ouvir músicas e consumir outros conteúdos digitais.

9. Assistente virtual

O assistente virtual é um software programado para responder comandos de texto ou de voz e converter os pedidos em execução de tarefas.  Aliás, seu aspecto funcional é voltado para execução de tarefas simples e complexas, desde realizar pesquisas no google e tocar músicas, até trancar portas e acender ou apagar a luz de um cômodo.

Estamos nos encaminhando para um futuro em que as máquinas terão uma presença ainda maior em nosso cotidiano e serão mais autônomas. A Inteligência Artificial tem um grande potencial para solucionar os desafios que enfrentamos atualmente de forma eficaz e eficiente. Mas como exatamente funciona a IA? Será que uma máquina pode realmente raciocinar? A inteligência não é um atributo exclusivo dos sistemas biológicos? E como as máquinas conseguem “aprender”? Essas são questões para um próximo capítulo.